Páginas

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Samba-Canção, obra da Vó Mima



Lupicínio e Lourdes Rodrigues
Esse eu aprendi a gostar com a minha avó. Antigas noites em Cidreira, onde na rede da varanda ela cantava para mim pérolas do samba-canção entre elas Ronda, ao meu ver um clássico na boemia. E aprendi a amar ouvindo Lourdes Rodrigues cantando Lupicínio nas noites de Porto Alegre, claro, acompanhado também pela minha avó. Por isso, junto do partido-alto, este é o estilo de samba que mais gosto. A tristeza, o amor impossível e a dor de cotovelo é cantado de modo melódico e muito emotivo. Um tipo de samba que, se bem cantado, faz todo mundo se emocionar.


Herivelto Martins


O samba-canção teve seu crescimento da decada de 30 mas teria seu apogeu nas de 40 e 50 com as célebres letras de Lupicínio Rodrigues e Herivelto Martins nas vozes de Elizeth Cardoso, Jamelão, Nelson Gonçalves, Dalva de Oliveira, entre outros. Grandes sambistas, que tinham raizes em outros gêneros, também tiveram grandes sucessos nesta linha mais melódica, Noel Rosa, Cartola, Nelson Cavaquinho, Guilherme de Brito, Ataufo Alves, entre outros.





Ronda, cantada por Jamelão

 Loudes Rodrigues falando e cantando Lupicício do programa Música na Noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário