Páginas

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Você sabe o que é uma Umbigada?

Ano passado, no evento em que o Instituto Brasilidades faz comemorando o Dia Nacional do Samba, presenciei minha primeira umbigada. Fiquei impressionado com aquele ritmo e até arrisquei uns passinhos, mas não quis me comprometer, afinal, este não é o meu forte. O importante é que fiquei com isso na cabeça e, como um adorador de samba que sou, fui procurar saber mais sobre aquele ritmo alegre e feliz.

A Umbigada é uma dança que chegou ao o Brasil a partir do Século XVII junto com os negros africanos trazidos como escravos pelos colonizadores portugueses.


Os passos são executados por pares soltos que, saindo em fileiras, circulam livremente pelo terreiro. Mas, o elemento principal da coreografia é a "umbigada", ou seja, quando o ventre da mulher bate à altura do ventre do homem. Os dançadores dão passos laterais arrastados, depois levantam os braços e, batendo palmas acima da cabeça, inclinam o corpo para trás e dão vigorosas batidas com os ventres. Esse gesto é repetido ao fim de todos os passos.

Um batuqueiro solista que também e chamado de "modista" faz "poesia" ou "décima". Quando "afirmam o ponto", ou seja, decoram, repetindo texto e música, o primeiro a dar umbigada é o "modista'. Os demais batuqueiros começam a dançar. Dão umbigadas sempre presos ao ritmo dos instrumentos de percussão que acompanha a cantoria (o tambu, o quinjengue e a matraca). O Modista empunha um instrumento, espécie de chocalho chamado "Guaiá" que marca o rítimo das trovas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário