Tudo começou no Estácio, mas pra quem pensa que a primeira escola de samba foi o Estácio de Sá eu digo, não foi. Criada em 28 de agosto de 1929, no bairro do Estácio, a agremiação Deixa Falar é considerada a primeira escola de samba do Brasil.
Escola de Samba Deixa Falar |
Apesar de ter durado pouco tempo (findou em 1933, quando se juntou com o bloco União das Cores e foi rebatizado de União do Estácio de Sá) e nem chegando a participar dos desfiles oficiais do Rio de Janeiro, a Deixa Falar abrigou grandes sambistas, Ismael Silva (responsável pela escolha do nome), Bide, Marçal, Mano Rubem (líder do bloco "A União Faz a Força", de onde vieram as cores vermelho e branco da Escola), entre outros.
Marçal, Paulo Barcellos e Bide, fundadores da Deixa Falar, posam no meio das pastoras |
Foi na Deixa Falar que foram intriduzidos ao samba 3 instrumentos muito tradicionais no samba, o Surdo, através do Bide, feito com lata de manteiga de 20 quilos, papel de saco de cimento e amarrado com arame e taxinhas (eram usadas taxinhas porque as tarrachas eram proibidas pela polícia, diziam que tarrachas nas mãos de negros eram armas), a Cuíca e o Tamborim.
Oswaldo Boi de Papoula, 1o. presidente da Deixa Falar, ao lado de Ismael Silva |
Mestre Marçal cantando Velho Estácio, de Bide e Marçal